quarta-feira, 22 de abril de 2009

É CERTO ABUSAR DA FRAQUEZA ALHEIA?

Porém Noemi disse: Tornai, minhas filhas, por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos fossem por maridos? (Rute 1.11).


Abusar da fé ou da inocência das pessoas é algo muito grave. Por isso, todo trabalhador deve receber o valor que merece (Lucas 10.7). Noemi não se sentia bem em ter consigo suas noras – Orfa e Rute, viúvas de seus filhos – para lhe servir. Ela sabia que a morte põe fim ao casamento e às suas responsabilidades; afinal, ninguém deve ser privado dos prazeres lícitos de um novo matrimônio.


Ser honesto com todos é o mínimo que podemos fazer, e Deus, que é justo, declara, em Sua Palavra, que dará a cada um segundo as suas obras (Mateus 16.27). Portanto, não é correto ninguém, por motivo algum, explorar seu próximo. Tiago, por exemplo, falou em sua epístola acerca do salário que, injustamente, os ceifeiros deixaram de receber. Então, eles clamaram, e sua oração foi ouvida pelo Senhor dos Exércitos (Tiago 5.4).


A igreja pode ter quem lhe preste algum serviço gratuitamente, desde que seja feito como um culto a Deus, pois quem abusa dos inocentes ou dos que ainda não entendem a fé prestará conta ao Altíssimo. Para qualquer trabalho, no entanto, deve-se pagar o justo valor. As pessoas que se encontram desempregadas ou passando por alguma carência financeira precisam ver-nos como verdadeiros praticantes da justiça. Elas têm necessidades básicas as quais devem ser supridas com o seu suor, e não suprimidas.


Noemi podia usar de “malandragem” e manter consigo as duas noras, pois, certamente, elas iriam ajudá-la em tudo. Mas esse não é o plano divino! Cada pessoa tem direito de desfrutar de tudo o que é bom, e o novo casamento para viúvos deve ser incentivado, e não condenado. Os filhos não podem exigir esse sacrifício de seus pais, tampouco a Igreja pode fazê-lo.


Uma vez que a morte põe fim ao matrimônio, os viúvos podem casar-se outra vez desde que a união seja feita no Senhor, porque é melhor casar do que abrasar-se (1 Coríntios 7.8,9). Essa é a orientação divina. Contudo, uma das doutrinas que os demônios trarão para a casa de Deus no tempo final será a proibição do casamento. Pessoas corruptas de entendimento irão deixar-se levar por sentimentos que a Palavra não lhes impõe e, ainda, ensinarão tais heresias.


A honestidade e a sinceridade devem nortear todas as decisões do cristão. Noemi, agindo dentro desses princípios, disse às noras que elas poderiam regressar à casa dos pais. Orfa, de fato, voltou em busca das coisas naturais. Já Rute, cumprindo o chamado de Deus, decidiu seguir sua sogra: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus (Rute 1.16). Assim, por direções que o Senhor lhe deu por intermédio de Noemi, Rute veio a ser ancestral do rei Davi e de Jesus Cristo.


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Fonte: www.ongrace.com

Nenhum comentário: