quinta-feira, 18 de junho de 2009

DEUS AMA OS QUE O AMAM


Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão (Provérbios 8.17).


É preciso entender o que significa amar na linguagem divina. A quem O ama Ele promete amar – fazer o que for necessário para que sejam cumpridas as promessas na vida da pessoa. Quem busca Deus de madrugada – antes de os problemas surgirem – certamente O acha. A pessoa que espera para recorrer ao Senhor depois de ser afligido, muitas vezes, não O encontra. Por isso, é preciso buscá-lO enquanto é tempo (Isaías 55.6).


Conhecer o tipo de amor referido pelo Senhor faz toda a diferença. Ele ama os que O amam. Em João 14.21, Jesus disse que quem tem os Seus mandamentos e os guarda é o que O ama. É necessário ter os mandamentos para amá-lO. Quando o Senhor cumpre Suas promessas, Ele prova que nos ama. No entanto, Ele só cumpre o que prometeu quando observamos Seus mandamentos. O cumprimento de Suas leis nos prepara para receber Suas operações. Não há como obtermos Seu amor se não provarmos, primeiro, que O amamos.


Alguém pode achar esquisito o fato de o Pai exigir a nossa ação antes da dEle, mas não é bem assim. Ao nos dar Seus estatutos, Deus já está provando que nos ama. Dessa forma, Ele abre a porta ao nos mostrar o que devemos fazer para nos colocarmos na posição em que poderá operar. Se não fizermos o que o Senhor ensina, Ele ficará incapacitado de agir em nós.


O plano divino para a humanidade é completo e é para todos, pois Ele não faz acepção – diferença – entre as pessoas (Deuteronômio 10.17, Atos 10.34, Romanos 2.11). Todos têm as mesmas oportunidades, mas muitos fazem pouco caso do que o Senhor lhes oferece. Creio que, no grande Dia, será mostrado o desdém que muitos tiveram com relação às ofertas vindas de Deus. É preciso que os arrogantes saibam que o Senhor não é Um igual a nós, o qual deseja nos ganhar como lucro. Ele é completo, onipotente, onisciente e onipresente, e, por misericórdia, estende a Sua graça para que possamos sair de debaixo da opressão maligna e nos achegar ao Seu Reino.


Eu traduzo a expressão buscar o Senhor de madrugada como buscar antes que surjam os problemas. É claro que quem O procura depois de estar cheio de conflitos encontrará a ajuda dEle. Contudo, quem faz isso quando as coisas estão bem e tudo parece maravilhoso haverá de encontrá-lO, pois Jesus disse que quem busca encontra (Mateus 7.7,8). Porém, infelizmente, as pessoas O procuram, muitas vezes, quando para elas já é tarde demais.


O certo é clamar a Deus enquanto é tempo. Com Ele, evitaremos inúmeros sofrimentos. Quando O procuramos, simplesmente, porque desejamos encontrá-lO, as situações tomam outro rumo, pois, com a Sua direção, sempre seremos bem-sucedidos (Romanos 8.37).


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Nenhum comentário: