segunda-feira, 22 de junho de 2009

DOUTRINAS QUE ABORRECEM O SENHOR


Assim, tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu aborreço (Apocalipse 2.15).


Só deve haver uma doutrina, a do Senhor. Mas, ao longo dos séculos, muitos, que se julgaram iluminados, criaram as mais variadas doutrinas. Ninguém pode criar procedimentos além daqueles prescritos pelos Céus. Isaías, o profeta, já havia escrito: À lei e ao testemunho! Se não falarem de acordo com as Escrituras, neles não há luz (8.20).


Os princípios criados pelos homens, ainda que bem intencionados, servem apenas para criar confusão e escravidão. Não há quem possa colocar outro fundamento, além do que Deus colocou – Jesus. Portanto, basta-nos a doutrina contida na Bíblia.


Com o objetivo de instruir sobre aquilo que achavam ser certo, mas que não tinha respaldo bíblico, foram criadas doutrinas no cristianismo, as quais levaram muitas pessoas a fazerem a vontade de homens irresponsáveis e a deixarem de realizar o que o Mestre determinou. Tais “iluminados” teriam feito um bem grande para si mesmos e seus seguidores se tivessem ficado calados ou agido conforme a Palavra de Deus.


Nos dias de Jesus, os fariseus e os saduceus, além de outros grupos menores, inventavam uma série de ensinamentos alheios à revelação do Senhor, os quais faziam o povo tropeçar. Cristo desprezou tudo o que os religiosos haviam criado e disse que eles O honravam com os lábios, ensinando preceitos de homens (Marcos 6.6,7). O Mestre ainda advertiu que eles impunham cargas pesadas para os outros carregarem, mas eles mesmos não as moviam nem com um dedo (Lucas 11.46).


Apesar da opulência de alguns desses dogmas, eles não têm condições de aproximar o indivíduo de Deus, pois não passam de lixo espiritual que deve ser descartado. Somente a volta à Palavra coloca qualquer pessoa na conduta correta.


Não é aconselhável falar alguma coisa, além daquilo que o Senhor nos prescreveu. Essa idéia de inventar princípios para agradar ao Altíssimo, na verdade, agrada ao inimigo, que, por meio deles, impede muitos de se achegarem ao Pai. Tudo tem de estar de acordo com a Lei e o Testemunho; o contrário disso não passa de doutrina de demônio.


Não faça nem adote algo que não provenha de Deus, tampouco tome uma posição contra a vontade do Senhor.


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Nenhum comentário: