quinta-feira, 4 de março de 2010

Busque o Senhor para viver

 

Porque assim diz o SENHOR à casa de Israel: Buscai-me e vivei.(Amós 5.4)

O decreto de Deus para Seu povo era que O buscasse para viver. Vejamos o que podemos aprender dessa declaração.

TER VIDA - Se Israel não procurasse andar com Deus, não teria vida. Como hoje, naquele tempo, havia muitas pessoas que apenas “vegetavam”. Elas liam ou ouviam a leitura e explanação das Escrituras, mas não A entendiam. Oravam e clamavam, mas parecia que o Senhor era um Ser distante. Atualmente, muita gente está nessa situação. O que fazem são petições sem fé, expressões de desejos, e, conseqüentemente, têm pouca resposta divina. Para alguns, até parece que o Pai está longe deles. É preciso buscar o Senhor, verdadeiramente, e isso significa:
• Interessar-se em aprender o que ensina a Palavra, meditando naquilo que “saltou aos olhos” na leitura bíblica ou na pregação, o que o Senhor revelou ao coração.
• Não praticar o que a Escritura proíbe e cumprir o que Ela ordena.
• Orar, abrindo o coração na presença do Pai, revelando-Lhe tudo e arrependendo-se dos erros (quem encobre sua transgressão jamais prosperará).
• Assumir tudo o que Ele declara em Sua Palavra a respeito do cristão e, destemidamente, enfrentar os ataques infernais com fé no que Deus declara.

TER ÂNIMO – Isso significa dizer: estar sempre alegre, desejoso de melhorar de vida, ser amigo de todos e ter no coração e nos lábios a resposta certa para os ataques do inimigo contra a sua vida e a de outros.
Quem tem vida não se entrega aos problemas, não aceita “não” como resposta, não se curva diante de qualquer provação ou ameaça. Tal pessoa sabe que ter vida é ter Deus com ela e tem plena certeza de que, sempre que precisar, Ele irá Se manifestar, ela será fortalecida e preparada para o combate e obterá a vitória, apagando os dardos inflamados do maligno.

OBEDECER - O decreto divino era taxativo: se os israelitas não buscassem o Senhor, mesmo sendo povo dEle, viveriam cheios de problemas e necessidades. Poderiam fazer orações por horas, mas coisa alguma aconteceria. Tudo seria em vão, já que não O estariam buscando verdadeiramente.
O mesmo acontece hoje com muitos cristãos. Eles oram, suplicam, pedem intervenções dos Céus para cura de doenças, solução de problemas no lar ou em outras áreas da vida, mas nada acontece. Por que isso ocorre? Porque não buscam realmente ao Senhor, não dão ouvidos à Sua Palavra, não A põem em prática pela fé nem dão bom testemunho de vida plena e santa.

ENTREGAR-SE - Por que o Senhor não dá bênçãos a todos? Por que muitos de Seus filhos estão, agora, gemendo de dor em hospitais? Por quê? Por quê? Por quê?
A resposta é uma só: porque tais pessoas não se dão completamente a Deus. Quando estão bem, vão à igreja, mas, em vez de se “alimentarem” da Palavra, acham que a mensagem “serviu” para outras pessoas, e não para elas. Além disso, julgam que certos pecados não as separarão do Senhor, porque Ele “entende” o porquê de agirem fora da Palavra. Resultado: quando o inimigo pede para afligi-las, o Senhor não pode fazer coisa alguma, a não ser permitir.
Foi isso o que aconteceu ao patriarca Jó. Ele cria que Deus o cercara de bens e fazia tudo de bom em sua vida, mas tinha uma desconfiança de que, um dia, coisas ruins poderiam acontecer-lhe. Ele disse: Por que o que eu temia me veio, e o que receava me aconteceu? (Jó 3.25). Assim, de acordo com o temor dele, tudo ocorreu. Fuja do medo, da desconfiança e de qualquer sugestão do inferno! Viva pela Palavra, entregue-se a Ela e o Senhor será com você em todos os sentidos.

A minha oração é que você busque o Altíssimo e passe a viver.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Nenhum comentário: