segunda-feira, 7 de setembro de 2009

COMO AS PESSOAS O ENXERGAM


Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta (João 4.19).


Como é bom quando as pessoas veem em nós a unção divina. A sunamita reconheceu que Eliseu era um homem de Deus pelo seu procedimento (2 Reis 4.8-10). Que tipo de pessoa os outros veem em você? Você se preocupa com o que veste, o que fala, com o seu olhar, sua aparência, enfim, tudo a seu respeito?


Quando damos algo ao Pai, Ele nos retorna com uma medida muito maior. Quem dá do seu tempo ao Senhor, dos seus bens, da sua sabedoria e de tudo pode reivindicar um retorno multiplicado. DEle ninguém zomba, pois tudo o que o homem semear, isso ceifará (Gálatas 6.7). Dar ao Altíssimo o melhor é plantar para colher o que existe de mais precioso, e muitas vezes mais.


Eliseu tinha a postura de alguém comprometido com a obra do Senhor, por isso, deu bom testemunho e demonstrou ter o amor de Deus. Consequentemente, a maior recompensa que o profeta teve não foi o quarto, construído especialmente para ele, nem o comentário que aquela senhora fez ao marido de que Eliseu era verdadeiramente um servo do Altíssimo, mas aquilo que lhe está preparado e receberá no grande Dia das mãos do único e verdadeiro Juiz.


Qual será a recompensa de quem se deixou ser visto como alguém comprometido com o pecado? Se as suas roupas causam escândalo, coitado de você! O Senhor Jesus, pela Sua Palavra, adverte-nos: E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem! Melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma pedra de moinho, e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequenos (Lucas 17.1,2). É claro que o suicídio é algo que ninguém deve cometer, pois a ordem: Não matarás (Êxodo 20.13) refere-se também a quem se mata. Mas aquele que faz desviar um pequenino discípulo do Mestre comete o pior dos erros.


Quando você fecha um negócio, o que a outra parte diz a seu respeito? Quem vende tem o direito de obter lucro, pois esse é o seu salário pelo trabalho despendido. Contudo, enganar, lesando outrem, é algo que as pessoas de bem nunca devem fazer. Se alguém o vê como um espertinho, muito cuidado! O Todo-Poderoso vê melhor que as demais pessoas.


Era meio-dia, e as mulheres de má fama iam buscar água na fonte de Jacó (João 4.6-15). Se fosse um desses irresponsáveis obreiros da iniquidade, o que teria dito aquela senhora a respeito do Mestre? No entanto, Jesus levou-a ao entendimento espiritual correto, e ela confessou que O via como profeta. Cuidado com a opinião dos outros. Nós somos as cartas vivas de Cristo, as quais devem ser lidas por todos (2 Coríntios 3.1-5).


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


www.ongrace.com

Nenhum comentário: