sexta-feira, 18 de setembro de 2009

DÊ ATENÇÃO AO QUE LHE É MOSTRADO


As palavras de Amós, que estava entre os pastores de Tecoa, o que ele viu a respeito de Israel, nos dias de Uzias, rei de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, dois anos antes do terremoto (Amós 1.1).


Amós se portou como um verdadeiro profeta antes do terremoto. O que lhe foi mostrado ele revelou não só aos filhos de Israel, mas também a todas as nações em volta dos israelitas. Tais povos faziam o que o diabo gosta, e, por isso, o Senhor não poderia guardá-los da destruição iminente. Esta mensagem permanece atual e serve para nossa geração. Quem tem juízo que se afaste do adultério, da mentira e de tudo o que é do inimigo.


Se todo servo de Deus revelasse o que lhe é mostrado, vidas poderiam ser salvas, e prejuízos, evitados. Porém, se ele der o recado e as pessoas não o levarem a sério, a responsabilidade será delas. Lendo o primeiro capítulo do livro de Amós e parte do segundo, vemos que ele foi claro até demais sobre o terremoto que estava chegando. Dois anos depois, aqueles povos viram a confirmação da mensagem dos Céus. Penso que, se eles tivessem atendido à exortação, Deus poderia ter evitado aquele fenômeno da natureza. Para mim, quando o Senhor nos revela algo que está a caminho, Ele está orientando-nos a buscá-lO para que aquilo seja evitado.


A mensagem de Amós é atual. Deus estava indignado até com a justiça da época, que, como hoje, solta um ladrão o qual rouba milhões e prende um infeliz que subtraiu uma sandália. As nossas mãos andam sujas de todo tipo de corrupção, mas nada fica oculto aos olhos de Deus (Pv 15.3). Nossas atitudes fecham os ouvidos do Senhor e O impedem de agir em nosso favor. Desse modo, passamos por sérias provações. Na catástrofe avisada pelo profeta, muita gente deve ter perdido a vida, porque, simplesmente, não quis ouvir.


Todo pecado faz com que o rosto de Deus se vire para longe de nós e Ele não ouça as nossas petições (Sl 66.18, 1 Pe 3.12). A melhor coisa é afastar-nos das iniqüidades, seja adultério, mentira ou qualquer outra. Hoje, estão soltos muitos ladrões que roubam quantias astronômicas com uma “canetada”, enquanto as cadeias estão cheias de “ladrões de galinhas”, a exemplo daquela mãe que furtou um pote de manteiga e ficou presa por mais de três anos em uma penitenciária em São Paulo.


O Senhor fica indignado com a conduta de Seus filhos. O melhor é ouvir o conselho dEle e não sair de Sua presença. Tudo está nu e patente aos olhos dAquele com quem temos de tratar.


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


www.ongrace.com


Nenhum comentário: