domingo, 13 de setembro de 2009

FRUTOS NA VELHICE


Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes, para anunciarem que o SENHOR é reto; ele é a minha rocha, e nele não há injustiça (Salmo 92.14,15).


Quantas pessoas morrem antes mesmo de chegar à velhice? Quantas deixam de dar frutos quando ainda são jovens? Os que servem ao Senhor não serão, na velhice, um problema para a família; pelo contrário, poderão contribuir ainda para o bem da sociedade e do Reino. Os idosos têm uma bênção grande à espera deles: anunciar, com palavras e pelo modo como vivem, que o Senhor é reto.


Deus não planejou que as pessoas morressem sem atingir a velhice. No entanto, Ele admoesta, em várias partes das Escrituras, acerca de coisas que, se aceitas, podem abreviar a “partida” de muita gente. Uma dessas advertências divinas é honrar pai e mãe (Êxodo 20.12). Quem não respeita os pais provoca o abreviamento de sua vida. Por analogia, podemos dizer que a pessoa que não honra aquele que o levou ao Evangelho e à igreja – o qual faz o papel de mãe ou pai espiritual – não vai longe também.


A promessa do Altíssimo é que os justos dêem frutos em idade avançada. No entanto, há jovens que não produzem nada para o Reino de Deus. Que contraste! Aquele que não vê problema em desobedecer à regra celestial e encontra razão para seu pecado já demonstra esterilidade desde a mocidade. Vale a pena ser praticante da justiça!


Os servos do Pai celestial jamais serão um estorvo para a sociedade e sua família. Mesmo estando avançados em dias, sabem que devem cumprir o Ide do Senhor, dar bom testemunho a todos e ser “viçosos” na fé. Eles são comparados aos que estão totalmente engajados na obediência ao chamado divino.


Os mais vividos, os quais têm o temor do Senhor, não deixam afrouxar seu zelo pelo que é direito; eles brilham, resplandecem na fé. Com eles dá prazer falar. Esses irmãos anunciam a Verdade tanto por meio de palavras quanto pelo procedimento, e, ao observarmos as atitudes deles, confirmamos que o nosso Deus é reto e faz tudo com sabedoria.


O salmista, ao entender isso, tomou uma posição e declarou que o Santo de Israel seria a sua Rocha. No Senhor, Davi iria estabelecer-se. Esse é o segredo para vivermos muitos dias e, até o último momento, não deixarmos de cumprir a vontade e os planos do Criador.


Deus deve ser a nossa Rocha sempre (Sl 18.2). Logo, se você conhece alguém que serviu ao Senhor, e os seus últimos dias foram difíceis, não abra a boca para culpar Deus, pois nEle não há injustiça.


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


www.ongrace.com

Nenhum comentário: