sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Glorificando o Senhor: TUDO DEVE VIR DE DEUS


Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei e observá-la-ei de todo o coração (Salmo 119.34).


O salmista revelou, nesse versículo, algo muito importante. O homem, de si e por si mesmo, não tem condições de viver na Verdade. Precisamos do Senhor em tudo o que fazemos. Até para guardar e observar a Palavra, é necessário ter o entendimento divino. Quem não pede essa sabedoria faz a obra do homem e não a de Deus.


Todas as vezes que lemos a Palavra ou escutamos a pregação sobre Ela, necessitamos da ajuda do Santo Espírito para entendê-lA. A Bíblia é um livro espiritual, apesar de conter fatos históricos e lições humanas, e foi escrita para ser usada pelo Senhor para a nossa edificação. Sem a intervenção divina, trata-se apenas de uma obra interessante.


De si e por si mesmo, o ser humano não tem condição de aprender os caminhos divinos e usufruir o que está escrito no Livro Santo. No entanto, se for ensinado pelo Mestre, a Palavra de Deus passa a ser um livro vivo que contém as mais lindas lições. Então, por que não pedir a ajuda do Senhor para entender a Palavra? Jesus, falando a respeito do ministério do Espírito Santo, disse que, dentre as variedades de ações que foram dadas a Ele, uma delas é a de nos ensinar todas as coisas e nos fazer lembrar o que Deus tem dito. Você já pediu isso ao Senhor? Quem já o fez e continua aos pés dEle, certamente, tem-se tornado sábio.


Ninguém conseguirá guardar a Lei de Deus, cumprir os mandamentos e desfrutar a vida no mais alto nível, se não tiver a assistência divina. Os assuntos espirituais se discernem espiritualmente (1 Coríntios 2.14) – com a ajuda do Senhor e não pela mente bem treinada intelectualmente. O entendimento que recebemos do Pai celeste faz a diferença.


Talvez, uma pessoa esteja bem intencionada, mas sem o entendimento que vem dos Céus, jamais fará verdadeiramente a obra do Altíssimo. A obra do homem só traz confusão e aborrecimento e, por mais perfeita que seja, nem para os assuntos desta vida ela trará algum benefício permanente.


Tudo o que provém da mente humana não tem valor no mundo espiritual. Somente com a ajuda do Senhor, o homem poderá fazer algo que perdurará para sempre. O que é nascido da carne para nada presta.


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Nenhum comentário: