sábado, 26 de dezembro de 2009

Mensagens diárias: SÁBIA COMPARAÇÃO


“Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se multiplicaram o seu trigo e o seu vinho” (Salmo 4.7).

É bom comparar os acontecimentos e comentar os melhores. O mundo anda reprimido pelo negativismo, o qual também tem dominado a vida de muitos filhos de Deus – tanto que, quase sempre, o que se ouve nas orações são queixas, pedidos de socorro, reclamações etc. Não há nada de errado em manifestar isso ao Senhor, mas quase nunca o homem se lembra de Lhe agradecer as bênçãos recebidas.

Os problemas são maiores quando cremos neles. De fato, o inimigo cresce diante dos nossos olhos à medida que não damos ao Senhor a devida atenção. Meu irmão, olhar para as ameaças e ver-se fraco é permitir que o adversário o engane. Portanto, não se deixe levar por quem tem um propósito perverso; antes, siga o que a Bíblia orienta, pois quem o faz jamais se encontra em um beco sem saída. Para quem crê no Senhor, os problemas não passam de oportunidades para ele provar a sua capacidade no Altíssimo (João 16.33).

O salmista teve um encontro com o Senhor, e o seu coração encheu-se de alegria. Então, em sua gratidão, ele comparou o que sentia com o júbilo dos agricultores quando a safra do trigo e da uva havia sido grandiosa. Em sua mente, a imagem daquelas pessoas felizes, glorificando a Deus pela farta colheita, jamais se apagou, mas, quando sentiu a imensa felicidade que o Senhor havia colocado em seu coração, disse que esta era bem maior do que a dos lavradores. Da mesma forma, meu irmão, o Pai fará por você mais do que aquilo que seus olhos notaram que foi feito a outros, mesmo estes louvando ao Altíssimo de todo o coração.
A gratidão é uma das melhores formas de louvar a Deus. Quem tiver essa predisposição reconhecerá que a bênção recebida é bem maior do que a que os outros demonstraram ter alcançado. Quem verdadeiramente for agradecido ao Senhor sempre O terá operando de modo mais intenso em sua vida. Por outro lado, a pessoa que não der valor à bênção divina não perceberá que essa ingratidão impede o Senhor de fazer por seu viver mais do que ela pede ou deseja.

Certa vez, Jesus mandou que dez leprosos, os quais Lhe haviam pedido misericórdia, fossem apresentar-se aos sacerdotes. Enquanto estavam a caminho, um deles, percebendo que havia sido curado, voltou para agradecer ao Mestre. Já os outros, que também foram sarados, continuaram o seu trajeto (Lucas 17.12-19). Não sabemos se chegaram até os sacerdotes como lhes havia sido ordenado, pois, como ainda hoje é comum, muita gente, depois de receber a cura, nem se lembra mais do Senhor. Porém, aquele enfermo agiu de forma diferente: ele expressou sua gratidão. Então, foi elogiado pelo Senhor e obteve a sua salvação – o que prova que ser grato a Deus é plantar uma semente a qual, certamente, produzirá uma boa colheita.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Nenhum comentário: