sábado, 21 de março de 2009

Mensagem do Missionário R.R. Soares: O FANATISMO INVALIDA A PALAVRA DE DEUS


Porém vós dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor, nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe, invalidando, assim, a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas (Marcos 7.11-13).

Esse ensinamento de Jesus trata dos desvios da verdade aos quais muitas pessoas estão expostas. Quando elas entram por esse caminho, tornam-se fanáticas. Em seu devaneio, o fanático é capaz de abandonar pai e mãe, mulher ou marido, filhos e até os prazeres normais da vida, por pensar que isso agrada a Deus. Alguém com essa atitude consegue fazer discípulos e criar tradições, as quais chegam a invalidar a Palavra de Deus. Na verdade, os fanáticos não conhecem o Senhor.

A fé pode ser originária da Palavra ou de uma experiência religiosa. A carne produz prosélitos que de nada servem para Deus (Mateus 23.15). Quando a fé é mental, oriunda de doutrina religiosa humana ou demoníaca, cria um convertido, o qual será frio ou fanático. Em ambos os casos, ele irá tornar-se um perigo para a sociedade, pois será capaz até de matar alguém, por julgar estar prestando culto a Deus. Já os que possuem a fé genuína, que receberam pela Palavra, não fazem mal a ninguém, não se vingam e amam até os próprios inimigos (Romanos 12.19-21).

Em sua ignorância e loucura, o fanático nega a si mesmo os prazeres saudáveis da vida. Ele abandona pai e mãe, tortura seus oponentes, é impaciente, esnobe, sente-se dono da verdade e o melhor dos mortais. Alguns chegam até a pensar que são diferentes das outras pessoas. Eles podem recorrer à violência, para obrigar outros a praticarem as regras da sua religião, e até torturar alguém que não crê como eles.

Por incrível que pareça, o fanático consegue arregimentar pessoas para seu círculo de loucura. Há quem o veja como especial, um enviado dos céus. Aqueles que o acompanham sujeitam-se aos mais diversos tratamentos e humilhações. Algumas pessoas até se submetem a caprichos sexuais dos líderes, por considerar que isso irá ajudá-las a alcançar alguma graça.

O ensino dos fanáticos vai desde um pequeno desvio até um grau em que ninguém terá dúvida de que se trata de loucura completa. Toda doutrina inventada pelo homem é contra a Palavra de Deus. As ideias fanáticas invalidam as Santas Escrituras (1 Timóteo 1.3-7).

A verdade é que nenhum fanático conhece o Senhor, tampouco Lhe agrada com suas práticas. Por mais linda ou bem-intencionada que uma regra religiosa seja, nunca agradará a Deus, pois o Senhor não aceita humano testemunho (João 5.34).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Nenhum comentário: