domingo, 29 de março de 2009

Missionário R.R. Soares na rede: É HORA DE REGOZIJO PARA OS ELEITOS


Oh! Se de Sião tivera já vindo a redenção de Israel! Quando o SENHOR fizer voltar os cativos do seu povo, se regozijará Jacó e se alegrará Israel (Salmos 14.7).

Essa profecia falava de um tempo futuro em que os cativos do povo de Deus voltariam à Sua presença. A redenção viria do Céu, representado aqui por Sião, e seria de Israel, que teve uma experiência com o Todo-Poderoso. Jacó, o povo de Deus antes do encontro verdadeiro com Ele, iria regozijar-se, e Israel, o que teve uma experiência real com o Senhor, alegrar-se. Essa profecia já se cumpriu com a vinda de Jesus, e, hoje, os judeus podem regozijar-se – tomar posse da herança preparada para eles –, e Israel, o povo salvo, que passou pela porta estreita, pode alegrar-se, pois tudo lhe pertence (Mateus 7.13; João 10.9).

Davi foi usado como profeta neste Salmo. A ele foi revelado que o povo de Deus, cativo pelas forças espirituais do mal, haveria de ser liberto e voltaria, um dia, à presença divina. Isso ocorreu na morte e na ressurreição de Jesus Cristo. Se entendermos o que foi feito para nós, filhos do Altíssimo, poderemos ficar como aqueles que sonham (Salmos 126.1). Mas o melhor é que a nossa redenção é realidade. Os cativos do povo do Senhor podem voltar à presença dEle e tê-lO verdadeiramente como Deus, o que, em outras palavras, significa que eles podem contar com aSua operação milagrosa em todos os sentidos.

Sião era uma das colinas de Jerusalém, que, muitas vezes, foi tomada como símbolo dessa cidade. Foi de Sião, por exemplo, que Davi expulsou os jebuseus e construiu ali a cidade de Davi. Também nela Salomão edificou o templo. Então, desse lugar santo, que tipifica a Jerusalém celestial, viria o Redentor. E Ele já veio!

A redenção seria feita por causa de Israel, predestinado a ser propriedade particular de Deus. Nesse povo, estavam incluídos todos aqueles que aceitariam Jesus como Salvador. A predestinação foi feita como um todo, e não em relação a indivíduos, respeitando o livre-arbítrio de cada um – a escolha de aceitá-lO ou rejeitá-lO. Ao falar de Jacó e Israel, Davi referia-se à mesma pessoa. Jacó era o herdeiro da bênção, antes de ter um encontro com o Todo-Poderoso (Gênesis 28.13-15). Ele se passou a chamar Israel vários anos mais tarde, depois que lutou com Deus a noite inteira e prevaleceu (Gênesis 32.24-28). A noite para nós já acabou; agora, somos filhos da Luz (Efésios 5.8).

O nosso dia nasceu! Então, não há mais tristeza, luto ou humilhação, pois as forças infernais foram derrotadas pelo Senhor Jesus. Ele fez um desfile vitorioso, trazendo esses derrotados diante dos poderes celestiais (Colossenses 2.14,15). Hoje, basta crer, para que a glória de Deus possa ser vista.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Nenhum comentário: