quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Como se Encher do Espírito

O servo de Deus procura evitar o mal e encher a vida com o bem. Paulo deu um exemplo desse contraste: "E não vos embriagueis com vinho ... mas enchei-vos do Espírito" (Efésios 5:18). Para evitar a embriaguez, devemos ficar longe da bebida (Provérbios 23:31), e devemos nos encher do Espírito. Mas como nos tornar cheios do Espírito? Paulo oferece três sugestões práticas nos versículos seguintes.

Cantar louvores a Deus (Efésios 5:19). Muitas pessoas bebem para lidar com - ou melhor, fugir de - problemas e dificuldades emocionais. Uma das melhores defesas contra a tristeza e a depressão é o cantar. Por meio de salmos, hinos e cânticos espirituais conseguimos ensinar e encorajar outros, honrar a Deus e levantar o nosso próprio espírito por pensar nas grandezas do Senhor. Cânticos servem, também, em momentos de alegria, como meio de mostrar a nossa gratidão a Deus (Tiago 5:13).

Dar graças a Deus (Efésios 5:20). Pessoas carnais normalmente se preocupam com as coisas deste mundo. Freqüentemente são dominadas por cobiça, inveja, raiva e frustração no meio às dificuldades do cotidiano. O discípulo de Jesus, porém, olha para cima (Colossenses 3:1-10; Tiago 3:14-18). Quando pensamos nas coisas de Deus e nas bênçãos espirituais que temos em Cristo (Efésios 1:3), teremos muitos motivos para lhe mostrar a nossa gratidão.

Sujeitar-nos uns aos outros (Efésios 5:21). Uma das maiores fontes de satisfação na vida é o serviço aos outros. Pessoas ambiciosas e egoístas raramente sentem contentamento. Mas quando servirmos aos outros, imitando o exemplo do nosso Salvador, sentimos a alegria de nos entregar para o bem dos outros. Jesus disse: "Mais bem-aventurado é dar que receber" (Atos 20:35).

Quer ser mais espiritual? Cante, agradeça e sirva!

por Dennis Allan

Nenhum comentário: