quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Renascer em Cristo


A Igreja Cristã Apostólica Renascer em Cristo é uma denominação neopentecostal e pregadora da Teologia da Prosperidade, fundada em São Paulo, em 1986, por Estevam Hernandes e Sônia Hernandes. A Igreja Renascer controla uma rede de TV, uma gravadora, rede de rádio, uma editora e uma linha de confecções; no Brasil há cerca de 1200 templos e mais de dois milhões de seguidores. A Renascer é a segunda maior denominação neopentecostal brasileira.


História


Inicialmente, as reuniões eram dadas no apartamento do casal, sendo posteriormente alugado um salão, num piso superior do edifício onde se encontrava a Pizzaria Livorno, na rua Vergueiro, no bairro de Vila Mariana, em São Paulo.


Com o aumento do número de membros, foi disponibilizado um espaço, na Igreja Evangélica Árabe de São Paulo, ainda na Vila Mariana. O foco principal era em cultos para jovens. Após um rápido crescimento, é adquirido um prédio na Avenida Lins de Vasconcelos, onde seria erguida a sede internacional, com capacidade para cinco mil pessoas.


Doutrina


Classificada como neopentecostal, a igreja utiliza a designação "Apostólica" por acreditar na existência da figura do apóstolo como um cargo eclesiástico válido na atualidade. Fundou a Confederação das Igrejas Evangélicas Apostólicas do Brasil (CIEAB), entidade que congrega as igrejas que aceitam essa doutrina.


A visão da Igreja Renascer é baseada no livro de Neemias, que narra a reconstrução dos muros de Jerusalém e a reforma espiritual e administrativa estabelecida por ele, portanto a palavra-chave quando se fala da visão da igreja, é Restauração. is de dois milhões de seguidores. A Renascer é a segunda maior denominação neopentecostal brasileira.


Meios de comunicação


A igreja é conhecida pela utilização de programas e videoclipes de música gospel no Brasil; o grupo musical de louvor Renascer Praise é considerado um dos seus principais veículos de divulgação. A Renascer em Cristo detém atualmente a Rede Gospel de televisão e uma rede de rádio, com destaque para a Gospel FM, em São Paulo.

Possui uma torre de televisão de São Paulo, localizada entre a travessa da Consolação e a Avenida Paulista, onde se pode ler os dizeres: "Deus é Fiel".


Assistência social


Através da Fundação Renascer, a Igreja desenvolve alguns projetos de assistência social, tais como asilos, centro de recuperação em Santana do Parnaíba, a Casa Lar Renascer em Franco da Rocha orfanatos, expresso da solidariedade (que leva alimento e roupas às pessoas necessitadas) albergue, alfabetização, que são mantidos através de doações dos gideões (simpatizantes e membros que colaboram mensalmente com uma quantia para a manutenção e expansão dos projetos da Igreja).


Personalidades da Igreja Renascer


A igreja também ficou conhecida por ter entre seus adeptos algumas pessoas famosas, como o jogador de futebol brasileiro Kaká que doou seu troféu de Melhor Jogador do Mundo, eleito pela Fifa em 2007, para ser exposto na sede internacional da igreja (Lins de Vasconcelos). Além dele outros jogadores de futebol, como o meia William, do Palmeiras, também freqüentam a igreja. Na área musical, os cantores de pagode Salgadinho (ex-vocalista do Katinguelê) e Rodriguinho (ex-vocalista do grupo Travessos) pertencem a esta igreja. Além do ator Norton Nascimento, falecido dia 21 de dezembro de 2007.


Renascer Praise


O Renascer Praise mistura os mais variados ritmos, como samba, rap, pop, tendo a adoração como característica marcante. Composto pelos próprios levitas da igreja, o Renascer Praise já está em sua 14° edição, já foi considerado um dos maiores grupos de louvor da América Latina. Gravado ao vivo desde a sua 4° edição, foi o primeiro CD gospel gravado em teatro aberto em Israel na sua 7° edição. As edições 10, 11 e 12 foram gravadas ao vivo no estádio do Pacaembú.


Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário: