quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Igreja Universal do Reino de Deus


A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) é uma igreja cristã protestante de tendência neopentecostal fundada no Brasil, onde sua atuação é mais conhecida. Ela é presente em vários países, tanto nos de língua portuguesa quanto nos demais. Trata-se de uma instituição polêmica, devido ao fato de sua teologia, seus atos, posições sociais e morais, bem como métodos de trabalho serem duramente criticados, tanto por leigos quanto por adeptos de outras linhas religiosas, inclusive católicos e outros grupos cristãos. A sua sede mundial, o Templo da Glória do Novo Israel, está localizada no bairro de Del Castilho, no Rio de Janeiro. Outra sede da igreja é o Templo Maior de São Paulo, localizado no bairro paulistano de Santo Amaro. Atualmente, a Igreja Universal do Reino de Deus está presente em mais de 172 países pelo mundo (até 2007, de acordo com a IURD).


História
A Igreja Universal do Reino de Deus foi fundada em 1977, quando Edir Macedo, com o apoio de Romildo Soares, decidiu criar sua própria igreja. Após a criação da igreja, Soares desligou-se da IURD e fundou a Igreja Internacional da Graça de Deus. A origem de ambas seria, a Igreja Pentecostal de Nova Vida. A separação das três teria ocorrido pela diferença do foco de seus três dirigentes, como afirma o livro O Bispo - A história Revelada de Edir Macedo.


Fundação da Igreja
A igeja foi criada a partir de reuniões ao ar livre feitas por Edir Macedo, (eram chamadas de Cruzada para o Caminho Eterno), mais tarde, as reuniões passaram a acontecer em um antigo cinema (Bruni Méier), e após, em outro cinema (Ridan). Em 9 de julho de 1977, nasceu oficialmente a igreja, a princípio sob o nome de Igreja da Bênção, (a essa época o a igreja estava sediada em um galpão na Avenida Suburbana, norte da cidade do Rio de Janeiro). Três anos depois foi aberto o primeiro templo nos EUA.


Atualmente, a Sede da IURD é a Catedral Mundial da Fé, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, também conhecida como Templo da Glória do Novo Israel.


Crescimento


O crescimento da IURD está ligado à expansão dos chamados "movimentos neo-pentecostais" a partir anos 70, quando também foram criadas outras igrejas, tais como Igreja Internacional da Graça de Deus, Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra e a Igreja Renascer em Cristo.


Em oito anos de existência, a IURD já dispunha de 195 templos em 14 estados brasileiros e no Distrito Federal, número que quase dobrou dois anos depois. As últimas estimativas apontam para um contingente superior a 10 milhões de fiéis, dados mais recentes apontam 15 milhões, com presença em todos os estados do Brasil.


Algumas doutrinas


Os estatutos de fé da IURD referenciam algumas doutrinas fundamentais, a saber:


A existência de um só Deus, formado pela Trindade Pai, Filho e Espírito Santo;

A volta de Jesus Cristo, (Arrebatamento);

A salvação pela fé em Cristo;

A existência da vida eterna e da morte eterna (existência do céu e do inferno);

A salvação começa aqui na terra, e segue após a morte;

A Bíblia (sem os livros apócrifos) é a escritura infalível, e foi escrita por homens inspirados por Deus;

A Igreja é a união universal de todos os cristãos fiéis, representando o corpo do qual Cristo é a cabeça;

O batismo nas águas por imersão;

O Batismo pelo Espírito Santo;

Os Dons do Espírito Santo;A Santa Ceia;

A libertação de espíritos malignos e a paz espiritual;

O dízimo e as ofertas voluntárias a Deus;

A prosperidade como uma das promessas de Deus;

A cura de todas doenças;

A felicidade sentimental.


Estas doutrinas são a priori semelhantes às de outras confissões cristãs evangélicas, em particular as de linha pentecostal. Entretanto, existem outras diferenças fundamentais. Um exemplo disto é o caráter sobrenatural dado pela IURD às celebrações do batismo por imersão e da Ceia do Senhor. O código de conduta da IURD é a Bíblia Sagrada. Suas doutrinas estão resumidas no livro Doutrinas da Igreja Universal do Reino de Deus da autoria do bispo Edir Macedo.


Publicações e veículos


A Igreja Universal é proprietária da Rede Record de rádio e TV e do canal televisivo jornalístico Record News. Na Internet, há o Portal Arca Universal. Na mídia escrita, há o Jornal Folha Universal que, segundo o próprio jornal, com tiragem de 2.300.000 exemplares por semana e a Revista Plenitude, de tiragem mensal. Há também o jornal Hoje em Dia, de Minas Gerais, que não tem cunho religioso. A Editora Gráfica Universal é responsável pela publicação de livros escritos ligados à IURD.

No Brasil, a IURD possui uma rede nacional de rádios em FM, a Rede Aleluia, com programação musical gospel e várias emissoras locais, em AM e FM, com programação apenas evangélica. Possui ainda o controle da segunda maior associação brasileira de emissoras de rádios e TVs (ABRATEL). Também possui redes de radio e TV pelo mundo. A empresa que engloba todos os meios de comunicação é a Universal Produções.


Polêmicas e Escândalos


O chute na santa


A maior polêmica envolvendo a IURD o episódio que ficou conhecido como o chute na santa. Nele, o bispo da IURD Sérgio von Helde, em 1995, durante programa televisivo ao lado de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, argumentou com veemência que era um erro do povo brasileiro depositar suas esperanças em santos, ídolos ou imagens pois, segundo a Bíblia, tais ídolos não têm poder algum. Para demonstrar sua tese, o bispo deu repetidos golpes com os pés na imagem da santa, como a indicar que aquilo seria um objeto inerte, sem presença, poder ou vontade, incapaz de ajudar ou abalar servos do verdadeiro Deus.


Houve um comoção do país de maioria católica, quando a imprensa nacional retransmitiu a cena nos telejornais, dando-lhe caráter de ultraje. A cena foi tomada como ofensiva e acendeu a ira de quase a totalidade dos católicos no Brasil, contra a IURD e, em certo grau, contra várias outras igrejas e grupos evangélicos.


A comoção inicial do incidente encontrou apoio do poder público. Queixas na polícia e na justiça contra o bispo von Helde e contra a IURD foram movidas em vários foros, tanto por pessoas comuns quanto pelos próprios delegados e promotores de justiça, sob alegação de crimes como vilipêndio contra objeto de culto. Vândalos apedrejaram templos evangélicos em várias partes do país.


Depois de apedrejamento de templos evangélicos, houve correntes evangélicas solidárias à IURD, como o pastor Silas Malafaia da Assembléia de Deus. Para os evangélicos, as notícias tinham um caráter de sensacionalismo e era apenas uma desculpa para incitar ódios contra os evangélicos, às custas da imagem pública de uma instituição que emitiu suas opiniões. Outras correntes assimilaram a idéia do desrespeito gratuito e desnecessário.


Fonte: Wikipedia


Nenhum comentário: